24.10.10

Seja a Mudança






Muitas de nós, mulheres ocidentais vivendo as nossas vidas com mais liberdade do que vivíamos há algumas décadas, não nos damos conta do quanto ainda somos podadas em nossos direitos, discriminadas e maltratadas. Em todo o mundo, o abandono e a violência contra mulheres é marcante...

Sheryl WuDunn, a mulher do vídeo, tenta mostrar que não exagera quando afirma que a violência e o abandono contra mulheres é a maior injustiça deste século. Ela também fala sobre o poder transformador da educação. A transformação, segundo Sheryl, está na educação e na oportunidade econômica. 

Percebo que a maioria das pessoas não se dá conta ou simplesmente desconhece o que acontece, não apenas no resto do mundo como também em seu próprio país, cidade ou bairro. Não está tudo bem, não estamos nem perto disso. A verdade é que há tanto por fazer...

Como Sheryl, acredito na educação como sendo essencial para a liberdade. A educação 'apresenta' mais opções às pessoas e pode libertá-las da opressão. Acredito e apóio a causa das mulheres porque nós podemos fazer a diferença nesse mundo tão cheio de carências. 

"As pessoas podem fazer a diferença, porque juntos podemos criar um movimento. E um movimento de homens e mulheres é o que precisamos para provocar mudanças sociais. (...) Uma pesquisa mostra que, uma vez que tenhamos as nossas necessidades materiais satisfeitas, há poucas coisas na vida que possam aumentar o nosso nível de felicidade. Uma dessas coisas é poder contribuir com uma causa maior que você mesmo".

Acho que fazemos pouco, contribuímos pouco, nos damos pouco...não, não é utópico pensar em salvar o mundo. Por que seria? Se a gente não acreditar que é possível, então, por que viver? As pessoas não precisam fazer nada excepcional para contribuirem com um mundo melhor. Basta fazerem o que é possível. Cada um faz o que pode. Tem aquela frase muito boa que diz: "Seja você a mudança que quer ver no mundo", atribuída a Mahatma Gandhi.

Sheryl termina o vídeo dizendo que muitos de nós "ganhamos a loteria da vida. A pergunta é: como usamos essa responsabilidade? Então, aqui está a causa. Junte-se ao movimento. Seja mais feliz ajudando a salvar o mundo".

É isso aí, pessoal...


* Sheryl WuDunn e Nicholas D. Kristof lançaram o livro "Half the Sky", onde falam sobre as condições de vida de diversas mulheres em todo o mundo.



Nenhum comentário: