19.2.07

Dieta pra boi dormir

Pela mãe do guarda! Numa edição do mês de fevereiro de Ana Maria, eis que a digníssima Flávia Alessandra compartilha com os leitores o seu digníssimo cardápio. Vejamos no que consiste o cardápio light de Flavia Alessandra:
Café da manhã: 1 copo de suco de fruta ou 1 copo de leite com adoçante; 1 porção de mamão, melancia ou morango; e 1 fatia de pão light com queijo minas.
Lanche da manhã: água de côco.
Almoço: 1 prato de salada, 1 porção de arroz integral e um filé de peixe ou frango grelhado.
Lanche da tarde: 1 pote de iogurte light; ou 1 gelatina; ou 1 fatia de peito de peru.
Jantar: 1 porção de suflê light (sem farinha); 1 pote de sopa missoshiro ou 1 filé de peixe ou frango grelhado com salada.
Flavia é uma mulher de 1,67 de altura e pesa 51 quilos. Puxa, ela podia pesar dez kilos mais e ainda estaria com o que se considera um peso normal para alguém de sua altura. Eu tenho cerca de 1,63 de altura e quando pesava 58 kilos, ainda assim trazia a aparência de um corpo magro. Das duas, uma: ou ela é naturalmente magra e não engorda devido à sua constituição física e metabolismo, ou ela mantém um corpo assim tão enxuto através de uma dieta espartana. No caso de Flavia Alessandra, aposto na segunda opção.
Queridos poucos leitores, vocês já imaginaram seguir essa porcaria de dieta light da Flávia Alessandra? Que coisa mas sem graça, mais chuchu, mais jururú...não é, minha gente? Nada tenho contra salada, arroz integral e frango grelhado, mas PUTZ, imagina esse trio maravilha todo o santo dia no almoço? Se eu tivesse a grana da Flávia Alessandra, certamente renovaria diariamente o menu, ainda que com opções mais saudáveis, mas não ficaria só no franguinho light não. Mesmo que isso significasse ganhar mais uns quilos além dos 51 kg, porque é preciso comer bem. Não comer como um glutão desarvorado, mas comer para alimentar o corpo e também alegrar o espírito.
Outra coisa: essa mania de tudo light precisa ser revista. Algumas vezes optar por um produto light significa ingerir apenas um pouco a menos de calorias do que o produto tradicional. Só que, em alguns ítens, essa diferença se traduz em perda de sabor. Se você não está seguindo uma dieta de emagrecimento e está estabilizada em seu peso normal, por que diabos transformar uma ida no mercado numa insana busca pelo que contém menos calorias?
O melhor mesmo seria investir numa dieta alimentar saudável: com muitos legumes, verduras, frutas, soja e sucos. Uma dieta que também abrisse espaço para tortas, sorvetes e quitutes. Uma dieta que não descartasse massas e molhos e temperos mil. O segredo é o equilíbrio, não é mesmo?

3 comentários:

Anônimo disse...

Ly, atualmente eu tenho certeza que as dietas me engordam, sejam de que tipo forem...uma desse jeito então, nem imagino...Eu terminaria uma ano comendo assim bem surtada, ia comer tudo que não pude e engordar mais uns 51kg...

Anônimo disse...

Ly, belo post, tou com você. Povo estranho esse não?
Menina, esse blog é tudibom, já disse isso???
Beijos da Lígia
A Cavaqueira

Eddie disse...

Oi, Nalu, acho mesmo que a melhor dieta é aquela que nem parece que se está fazendo dieta...você consegue, garota, o lance é equilibrar a alimentação...

Lígia, muito obrigada pelo elogio, que, vindo de você, é uma honra!
Bjs e abraços para as duas blogueiras, Nalu e Lígia...