11.4.08

Fora Síndico

Sou meio que síndica do meu prédio. Não, é muito. Digamos que ajudo a administrá-lo e vocês sabem, gente é muito difícil. Gente é tão sem-noção às vezes e gente vivendo em comunidade frequentemente dá merda.

Não entendam mal, eu adoro pessoas, só não curto quando enchem o saco. É claro, pessoas vivendo em comunidade raramente fazem M quando há outros por perto. De modo que, jogar o lixo pela janela não é errado, não tem ninguém olhando. Limpar a porcaria da gaiola do passarinho na lixeira do prédio não é tão feio assim e, certamente, deixar o maldito carrinho de bebê no corredor não tem nada demais.

- Fulano, porque vc deixa o carrinho no corredor?
- A minha casa é pequena.
- Ah...

É claro, fazer das áreas comuns a extensão da sua casa não é nada demais. Foda-se o outro, eu quero é me dar bem. Otário é quem não se dá bem. Também tem os que depositam o lixo no lugar errado (Cê sabe, né? Dá trabalho) e os que falam mal do síndico. Ei, falemos todos mal do síndico! Ele é um imbecil que se não está papando o nosso dinheiro, não está fazendo direito o seu trabalho.

Lidar com condôminos é ter que lidar com contrários, é saber que nem sempre poderá agradar a todos, é precisar estar sempre disposto para reclamações e, ás vezes, desatinos.

Eu gostaria que o prédio onde moro fosse o mais próximo do ecológicamente correto possível. Nós já temos coleta seletiva, mas é pouco. Poderíamos ter uma coleta especial para pilhas e baterias e uma coleta para óleo de cozinha. Nesse último caso, o óleo deverá ser depositado em vasilhames com tampa por cada morador, uma vez que o pote esteja cheio a pessoa poderia entregá-lo ao porteiro e a administração se encarregaria de se livrar dele (alguém tem uma idéia melhor?). Também acho que deveríamos fazer uma campanha extensiva para a economia de água e contra o desperdício.

É claro, essas coisas só darão certo se cada um de nós cooperarmos. Se eu acredito em adesão em massa? Hum...não será fácil, háverá muita resistência, mas acho que uma campanha extensiva poderá dar algum resultado.

Nenhum comentário: