6.9.06

Liberdade

Se há algo de fantástico em filmes como Um Sonho de Liberdade, Rebeldia Indomável, Brubaker e O Expresso da Meia Noite é justamente a sensação de alívio do espectador ao final da história. Alívio porque não é a nossa vida ali retratada e porque acreditamos não estarmos nem um pouco propensos a viver o inferno entre grades. Dessa forma podemos assistir, tranqüilos, às agruras dos heróis e torcer por eles, imaginando como foi que eles entraram nessa fria. Esses quatro filmes mencionados são os que primeiro me vêm à cabeça quando penso no tema, são um must-see, bons dramas, tensos na medida.

REBELDIA INDOMÁVEL (Cool Hand Luke)- Paul Newman, o intérprete do protagonista, certa vez declarou se tratar de um dos melhores roteiros com os quais trabalhou. De fato, Rebeldia é empolgante e capaz de sucitar algumas questões relevantes. Luke é preso e condenado a dois anos de prisão por ter destruído parquímetros, em uma noite de bebedeira. Enviado a um campo de trabalhos forçados, tira de seu não-conformismo a força e a esperança para enfrentar o dia a dia na prisão e tentar escapar dela.


O EXPRESSO DA MEIA NOITE (Midnight Express, 1978)- Billy Hayes comete um equívoco numa terra em que os equivocados são mais do que severamente castigados...trata-se de um jovem americano que, embarcando de Instambul para os EUA, tenta deixar o país com kilos de haxixe presos ao corpo. Inútil mencionar que foi pego em flagrante. Preso, é condenado e enviado à típica terrível prisão local, que provê a pior das condições de vida e onde torturas são uma constante. O único jeito de escapar é pegando o expresso da meia noite, ou seja...nunca...será?



BRUBAKER - Brubaker (Robert Redford) faz-se passar por prisioneiro para verificar as reais condições da penitenciária estadual. Acontece que ele é o novo diretor e descobre que o funcionamento da instituição está longe do adequado. Sua inclinação é, então, tentar desmontar a rede de corrupção que comanda o lugar, e para isso precisa denunciar as irregularidades, enfrentando uma série de ameaças. Baseado na história real de Tom Murton, que atuou como diretor de um presídio no Arkansas em 1967/1968. Produção de 1980. Stuart Rosenberg dirigiu Brubaker e Cool Hand Luke.

Nenhum comentário: